Friday, July 19, 2013

Imagens Diagnósticas: doença comum em adolescentes !


Adolescente, 12 anos, sexo masculino, é atendido na Unidade Básica de Saúde com história de dor no joelho direito há 1 mês, principalmente após esforços físicos. Nega febre, calor e/ou rubor na área afetada. Prática esportiva (futebol) 4 x semana. Exame físico: presença tumefação (edema), mais ou menos 2 a 3 polegares abaixo da patela. Qual o provável diagnóstico? 

a) Tumor ósseo
b) Artrite de joelho
c) Doença de Osgood Schalatter
d) Cisto sebáceo
e) Osteomielite proximal da tíbia

1 comment:

  1. LETRA - C.
    Osgood-Schlatter (OS) constitui uma doença osteo-muscular (e extra – articular), comum em adolescentes. Caracterizada por uma patologia inflamatória que ocorre na cartilagem e no osso da tíbia, devido ao esforço excessivo sobre o tendão patelar.
    Tendo predomínio, no sexo masculino da faixa etária dos 10 aos 15 anos, praticantes de esportes especialmente os que incluem: chutes, saltos e corridas.
    ETIOLOGIA
    A etiologia é controvertida, pois antigamente acreditava-se que esta patologia fosse devido à necrose avascular, porém atualmente aceitam-se a teoria de overuse do quadríceps e micro traumas na tuberosidade tibial.
    FISIOPATOLOGIA
    Esta patologia ocorre quando existe um stress na epífise de crescimento próximo a área da tuberosidade tibial.
    O crescimento do osso dar-se pelas epífises, que são constituídas por cartilagens. O crescimento ósseo ocorre mais rapidamente do que o crescimento muscular, resultando assim uma tensão do tendão do músculo através da inserção e da perda da flexibilidade.
    Durante o período de crescimento rápido, o stress da contração do quadríceps é transmitido através do tendão patelar em uma parcela pequena a tuberosidade tibial. Isso pode resultar em uma fratura parcial ou avulsão do centro de ossificação.

    ReplyDelete