Thursday, July 11, 2013

LAPED UFRN em destaque: Imprensa Jornalística

Em virtude de sua Fundação, a Liga Acadêmica de Pediatria da UFRN - LAPED UFRN - foi destaque em um dos jornais que circulam na cidade do Natal (Jornal de Hoje). Segue, na íntegra, a reportagem completa veiculada no referido meio de comunicação:

Universidade Federal do RN lança Liga Acadêmica de Pediatria
Data: 15 fevereiro 2013 - Hora: 17:31 - Por: Portal JH

Os alunos do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a partir de hoje, terão mais uma ferramenta de auxílio em sua formação, com a fundação da Liga Acadêmica de Pediatria (Laped).  A solenidade oficial de lançamento será realizada hoje, às 18h, no auditório do 3º andar do prédio do Departamento de Pediatria (Depedi), sediado no Hospital de Pediatria Professor Heriberto Ferreira Bezerra (Hosped), no bairro de Petrópolis.
A Laped está sendo organizada e projetada desde novembro de 2012 e, no ato solene que será realizado hoje, serão apresentados os integrantes da direção da entidade, composta, em sua maioria, pelos estudantes de Medicina e sob a coordenação de professores.
A Liga funcionará também como projeto de extensão do serviço de pediatria do Hosped, onde os acadêmicos poderão elaborar e participar de atividades como elaboração de pesquisas científicas, estudos de casos clínicos, palestras, seminários e vivência prática através de atividades ambulatoriais e em unidades de internação, em parceria com os professores do curso.
De acordo com a professora e chefe do Departamento de Pediatria da UFRN (Depedi), Áurea Nogueira, a criação da Liga irá beneficiar os alunos, qualificando-os ainda mais. “A Liga vai permitir que os alunos obtenham conhecimentos extras, de maneira que possam incrementar o aprendizado, realizando atividades que acharem necessárias para adicionar à sua formação, com o apoio dos professores”, explica Áurea Nogueira.
Além de integrar alunos e professores em atividades que qualificarão e ampliarão os conhecimentos de ambos, a Liga Acadêmica de Pediatria tem como principal objetivo fomentar o interesse dos estudantes de Medicina pela Pediatria, já que nos últimos anos, a área não tem sido preferência entre os acadêmicos.
Para Áurea Nogueira, essa realidade pode mudar, quando os estudantes passarem a conhecer mais de perto a Pediatria e todo o contexto que a envolve. “Nos últimos anos, os acadêmicos de Medicina optam por se especializar em áreas que consideram mais dinâmicas, nas quais lidam com aparelhos e procedimentos mais complexos, e pelo fato da área pediátrica ser mais clínica, alguns não acham tão interessante. Mas com a integração dos alunos de Medicina nas atividades da Liga, através da execução de diversas atividades, acredito que o interesse deles pela área de Pediatria”, afirmou a professora.
Durante a solenidade de lançamento da Liga Acadêmica de Pediatria da UFRN será proferida a palestra inaugural pelo professor e pediatra Ney Fonseca, com o tema ‘Da varíola ao HPV’, abordando além do tema central, de forma objetiva e bem explanada, a peculiaridade da área pediátrica e todo o contexto em que ela se enquadra.
Para o professor e pediatra Ney Fonseca, a criação de Ligas Acadêmicas, em diversas áreas, é fundamental para ajudar os estudantes a decidirem qual especialidade seguir. “Enquanto universitários, eles precisam decidir qual a especialidade que querem seguir, e, muitas vezes, essa escolha não é fácil. Com a criação de Ligas Acadêmicas nas Universidades, a exemplo desta de Pediatria, os alunos são estimulados a conhecer um pouco mais a área e, a partir daí, pode despertar o interesse deles em seguir determinado caminho.
credito que isso pode aumentar o  número de estudantes de Medicina da UFRN interessados em se especializar em Pediatria, e isso é muito positivo, já que é uma área indispensável para a população”, afirmou Ney Fonseca.

No comments:

Post a Comment